Cejusc – Balcão de Justiça e Cidadania
Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) oferece atendimento gratuito à população carente do município.
Apresentação
A Famec, através de uma parceria com o Tribunal de Justiça, oferece à população atendimento no Centro Judiciário de Solução de Conflitos Balcão de Justiça e Cidadania – Cejusc. Um mecanismo de democratização do acesso à Justiça que oferece serviços gratuitos à população economicamente menos favorecida.
Objetivo
Oferecer e garantir a população menos favorecida economicamente atendimento jurídico gratuito para mediação de conflitos judiciais
Criar uma nova mentalidade, voltada à pacificação social.
Diminuir substancialmente o tempo de duração do litígio.
Viabilizar a solução dos conflitos por meio de procedimentos informais e simplificados.
Reduzir, por conseqüência, o número de processos no Poder Judiciário
Acompanhamento
Na Famec o Cejusc atua desde 2008. Onde em média são realizados 20 atendimentos mensalmente. Para ser atendido o cidadão precisa ir até a Famec, procurar o atendimento do Cejusc, no qual é feito inicialmente uma triagem, preenchida a ficha de atendimento e posteriormente será marcada a audiência de mediação entre as partes.
Funcionamento
Com funcionamento de segunda à sexta, das 09h às 12h, o Cejusc é gerido pela FAMEC numa parceria com o Tribunal de Justiça.
O Balcão de Justiça e Cidadania atua através de advogados mediadores com a participação de estagiários do curso de Direito da faculdade.
Nos Balcões de Justiça e Cidadania são realizadas audiências de mediações de conflitos e formalizados acordos sobre os seguintes temas: pensão de alimentos, divórcio consensual, dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade e questões cíveis referidas no art. 3º da Lei nº 9.099/95 (Juizados Especiais).
Informações
Email: contato@famec.edu.br
Telefone: (71) 3186-3250